Etiquetas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PELA ESTRADA FORA (On the Road) de Walter Salles


Sal é um jovem escritor que um dia conhece Dean. Este é uma força da natureza, irresistível e sem moral, que muda a existência de Sal. Sozinho ou na sua companhia, Sal vive diversas aventuras “pela estrada fora”, cruzando-se com diversos personagens e percebendo quem na realidade é Dean.

Não conheço a obra de Jack Kerouac, mas sempre ouvi dizer que ele foi o fundador de um movimento que ficou conhecido pela “Beat Generation”, que consistia num grupo de escritores que se tornaram famosos nos anos 50. Este grupo era contra as regras instituídas pela sociedade e assim a droga, alternativas sexuais, inovações na forma de escrever e um estilo de vida sem destino faziam parte da sua vivência. O presente filme retrata tudo isto visto pelos olhos de Sal, sem dúvida um personagem auto-biográfico.

Apesar do excelente elenco, não senti empatia pelas personagens, o que me levou a distanciar-me da acção e a não sentir qualquer tipo de ligação emocional com o que se passa no ecrã. Achei que o filme custa a arrancar e que por vezes se arrasta, como se o caminho pela estrada fora fosse lento e aborrecido. Mas não deixa de ser um relato interessante de uma vivência diferente da minha, que não deixa de ter os seus atractivos.

Voltando ao elenco Sam Riley é convincente como Sal, o jovem que absorve todas as experiências que vive. Kristen Stewart, de quem não gosto nada, tem aqui o seu melhor papel, como a namorada ninfo-maníaca de Dean; mesmo com o seu habitual ar de sonsa, ela parece uma cadela com cio. Num curto papel, Amy Adams prova ser uma actriz de grande talento. Mas todos estes, e as outras caras conhecidas que povoam este filme, são eclipsados pela forte presença de Garrett Hedlund como Dean. Este jovem actor é simplesmente irresistível, sexy, louco, interessante e percebe-se perfeitamente que ninguém consiga resistir aos seus encantos. Ele tem tudo para se tornar numa brilhante futura estrela de cinema. Classificação: 5 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário