Etiquetas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

HOLY MOTORS de Leos Carax


Um dia na vida do Sr. Óscar, um homem que habita várias personagens e vive várias existências, tudo no prazo de 24 horas.

Para mim este é o filme mais estranho que vi este ano, ou melhor nos últimos anos. Nunca tinha visto nada deste realizador e não sei se este universo habitado pelo espírito de David Lynch é habitual no seu cinema, mas tenho que confessar que não percebi o filme. Posso vê-lo numa perspectiva surrealista fantasiosa, mas isso não me ajuda muito. Presumo que o filme pretende ser uma critica à nossa sociedade, onde as nossas vidas são na realidade desempenhadas por actores, que desconhecem o destino final das suas personagens. Mas não fiquei convencido com carros que falam, monstros que comem flores, assassinos que não morrem, famílias símias e outras coisas.

O actor Denis Lavant mostra uma grande versatilidade como o Sr. Óscar, ajudado por um excelente trabalho de maquilhagem. Edith Scob é a enigmática motorista e Kyle Minogue uma boa surpresa como uma colega do Sr. Óscar; ela até canta uma estranha e assombrada canção. Mas mesmo com este bom elenco, achei o filme muito aborrecido, moralista e pretensioso. Decididamente este não é o meu tipo de filmes. Classificação: 2 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário