Etiquetas

sábado, 24 de novembro de 2012

TÁXI DRIVER de Martin Scorsese


Dois dias antes de fazer os meus 15 anos, fui ver este famoso filme de Martin Scorsese. O filme era “interdito a menores de 18 anos”, mas como tive sempre ar de ser mais velho do que na realidade era, lá consegui entrar e pude assim apreciar aquele que considero uma das melhores obras do Scorsese.

Robert DeNiro fazia de um veterano do Vietnam que trabalha como taxista em New York, observando toda a decadência e crime da cidade. Um dia conhece uma jovem prostituta, Jodie Foster, e decide salvá-la das garras do seu chulo, com resultados violentos.

A muita imitada sequência do “You talkin' to me?”, com DeNiro de arma em punho em frente de um espelho, pertence a este filme. Quanto a DeNiro está aqui no seu melhor e é também aqui que Jodie Foster faz a transacção de actriz juvenil para actriz adulta, com resultados espantosos.

Nos anos 70, Hollywood era uma cidade cheia de inspiração, talento e sem medo de fazer filmes polémicos. Talvez por isso tenha sido uma época tão rica em filmes emblemáticos como este. Hoje em dia, Hollywood é uma espécie de parque de diversões, só preocupada em fazer dinheiro e produzir filmes para teenagers, repletos de cenas de acção e efeitos CGI. Tenho esperança de que qualquer dia as coisas mudem.

Sem comentários:

Enviar um comentário