Etiquetas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CABARET – ADEUS BERLIM de Bob Fosse


A primeira vez que vi este musical foi no cinema Império, num ciclo de cinema da Casa da Imprensa. Isto aconteceu em Junho de 1978 e nunca mais me esqueci do filme.

Com um argumento excelente, um elenco perfeito e música inesquecível, foi fácil adorar todos os minutos deste belíssimo filme. Julgo que foi o primeiro filme do Bob Fosse que vi e desejei logo vê-los todos. Ainda hoje, sempre que o revejo, há sempre coisas novas para descobrir e o filme tem momentos geniais. E, claro, Liza Minnelli nunca esteve tão bem e Joel Grey é verdadeiramente decadente.

Quanto às canções da dupla John Kander & Fred Ebb (autores, respectivamente, da música e da letra das canções) são das melhores algumas vez escritas para um musical e fazia já algum  tempo que esta dupla estava, e continua a estar, entre os meus favoritos autores de musicais. Depois deste filme, eles escreveram as canções originais de NEW YORK, NEW YORK e do FUNNY LADY; na Broadway, entre outros musicais, deram-nos o fabuloso CHICAGO (que em 2002 foi adaptado com sucesso ao cinema) que, em termos de música, é o meu musical preferido.

Um pequeno aparte. Quando vi o filme, fi-lo na companhia dos meus pais e avó e, numa determinada cena (quando Marisa Berenson pede conselhos amorosos a Liza, utilizando a expressão “menina de muitos foderes”) a minha avó tem um ataque de riso que durou alguns minutos e contagiou a sala. Foi muito divertido!

Para terminar ficam aqui os cartazes de uma reposição do filme no Monumental e um relativo á sua estreia em 1972 no cinema Londres.


Sem comentários:

Enviar um comentário