Etiquetas

domingo, 30 de outubro de 2011

AS AVENTURAS DE TINTIN – O SEGREDO DO LICORNE (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) de Steven Spielberg


O jovem Tintin compra uma réplica de um galeão antigo numa feira e vê-se perseguido pelos maus da fita. Depressa descobre que o seu galeão faz parte de um trio de réplicas, que guardam em si a chave para um fabuloso tesouro.

Para não pensarem que sou um purista do Tintin, deixem-me avisá-los de que nunca li nenhum dos seus livros. Assim, pode-se dizer que era quase um virgem no universo do jovem repórter. Infelizmente, depois de ver este filme não fiquei com vontade de ler os livros. Também não fiquei com vontade de ver mais filmes em 3D e muito menos neste tipo de animação.

Eu, que costumo adorar os filmes de Spielberg, achei este seu filme chato e sem graça. O humor é infantil (já me disserem que é igual ao do livro), os personagens são primários e não me cativaram, não há suspense, a acção é exagerada e nada emocionante... e senti a falta dos momentos mágicos à la Spielberg. Esta técnica de animação também não ajuda e a tentativa de querer parecer muito realista não ajuda; as caras são inexpressivas (excepção para o Capitão Haddock, a quem Andy Serkis dá corpo e alma) e mais valia terem feito o filme com imagem real ou então mesmo de animação.

Confesso que a mistura de Indiana Jones com os Piratas das Caraíbas (a melhor sequência do filme) e o clímax a fazer lembrar o ALIENS, surpreendeu-me pela negativa. É como se o Spielberg estivesse sem ideias e decide-se roubar cenas de outros filmes. Quanto ao 3D, é do pior que tenho visto; tira brilho à fotografia, a imagem é por vezes turva e os efeitos não justificam o seu uso. Como já devem ter percebido, não gostei do filme. Curiosamente nem chega a ser decepção, pois o trailer também não me tinha convencido. Classificação: 2 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário