Etiquetas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

LION – A LONGA ESTRADA PARA CASA (Lion) de Garth Davis

A História: Saroo, é um miúdo indiano que se perde do seu irmão e vai parar às ruas de Calcutá. Aí, após várias peripécias, acaba por ser adoptado por um casal Australiano. Anos mais tarde, já um homem, Saroo decide procurar a sua família verdadeira.

Os Actores: No papel do pequeno Saroo, Sunny Pawar revela-se um actor convincente, que provavelmente até pode ter vivido algumas das situações do seu personagem. Como o adulto Saroo, Dev Patel dá-nos outra boa interpretação e, desculpem lá, está cada vez mais giro e sexy. Como a sua mãe adoptiva, Nicole Kidman dá-nos o tipo de interpretação que a academia de Hollywood tanto gosta. Quanto a Rooney Mara, como a namorada de Saroo, vai bem, mas achei que tanto podia ser ela como qualquer outra actriz.

O Filme: Baseado numa história verídica, este é o tipo de filme feito a pensar nos Óscares. Uma bonita história humana, filmada em estilo clássico, que levanta levemente o véu sobre o que acontece às crianças perdidas de Calcutá, interpretações dignas, um bocado de lamechice e uma ou duas cenas muito emocionais. Como já devem ter percebido, não fiquei muito convencido com o filme. Acho que o resultado teria sido melhor se o realizador Garth Davis começasse o filme já com o Saroo em adulto e o resto íamos vendo em flashbacks; perde-se demasiado tempo com as aventuras do pequeno Saroo e, na última meia-hora, resolve-se uma série de questões rapidamente, quase não dando tempo a Dev Patel de criar o seu personagem. Há mesmo uma coisa importante, que só se sabe lendo as legendas finais do filme; não faz sentido. Para mim a melhor cena, é quando Saroo telefona, já quase no fim, à sua mãe adoptiva; esse é um momento chave. Podíamos estar perante um excelente filme dramático, a história prestava-se a isso, mas a abordagem não me prendeu ao ecrã e aos personagens.

Classificação: 4 (de 1 a 10)









Sem comentários:

Enviar um comentário