Etiquetas

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A COMUNA (Kollektivet) de Thomas Vinterberg

A História: Anna convence o marido a viverem num grande casarão e, como têm muito espaço, a convidarem algumas pessoas a irem viver com eles numa alegre comunidade. Quando mais tarde o marido se torna amante de Emma e esta se junta e eles no casarão, as coisas complicam-se.

Os Actores: O elenco é equilibrado, mas Trine Dyrholm e Helene Reingaard Neumann, respectivamente como Anna e Emma, destacam-se com naturalidade. A personagem de Anna é aquela que mais muda ao longo do filme; começa como uma mulher moderna, desinibida e segura de si, para acabar por se transformar numa mulher amargurada, incapaz de aceitar o modo de vida que ela própria incentivou e desejou; Dyrholm convence em todas as etapas da sua personagem. Quanto a Neumann, a sua Emma é uma personagem simpática, que facilmente cria empatia connosco e que enfrenta os seus dilemas morais com maturidade e dignidade.

O Filme: A acção tem lugar nos anos 70, uma década onde ainda se vivia o amor livre, o moralismo era renegado para segundo plano e o conceito do politicamente correcto ainda não existia. O realizador Thomas Vinterbger retrata bem esse tipo de vivência, começando o seu filme em tom de comédia, que depressa se vai tornando num drama humano, sobre a resistência emocional dos seus personagens. Por vezes angustiante e mesmo comovente, é uma história sobre a diferença entre o que se deseja/sonha e as consequências quando esses desejos/sonhos se tornam uma realidade por vez difícil de engolir. É um filme duro mas real!

Classificação: 6 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário