Etiquetas

domingo, 28 de dezembro de 2014

MR. TURNER de Mike Leigh

A História: Os últimos anos de vida do pintor britânico Turner, a sua relação com Mrs. Booth, os seus conflitos com a Academia de Belas Artes, o seu sucesso como artista e o descrédito da sua obra.

O Filme: Se, como eu, forem ver o filme à espera de ficar a conhecer o que motivou Turner a tornar-se pintor, o porquê do seu fascínio com o mar e as tempestades, desenganem-se. Mike Leigh dá-nos o retrato realista de um homem rude e descontente, que encontra alguma paz na companhia de Mrs. Booth. Em termos emocionais não há muito por aqui e em lado nenhum se vislumbra a paixão que transparece nos quadros de Turner. Com um ritmo um pouco lento, tem felizmente um sentido de humor que impede o filme de se tornar chato.

Melhor Cena: O momento em que Turner, no meio de uma exposição, pinta uma bóia vermelha no seu quadro e a sequência em que ele é fotografado.

Os Actores: Parece que toda a crítica está apaixonada pela interpretação de Timothy Spall como Turner e ele é na realidade notável, mas a verdade é que não sai do seu registo habitual. A seu lado duas actrizes, Dorothy Atkinson e Marion Bailey dão-nos duas excelentes interpretações, a primeira como a simpática e carinhosa Mrs. Booth e a segunda como a estranha governante de Turner.

Classificação: 4 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário