Etiquetas

domingo, 12 de outubro de 2014

A BOA MENTIRA (The Good Life) de Philippe Falardeau

Quatro refugiados do Sudão chegam aos Estados Unidos, com a chance de terem uma vida melhor, mas logo à chegada a sua irmã é separada deles. Vai caber a uma agente de empregos arranjar-lhes colocação e ajudá-los a adaptaram-se à nova vida.

O realizador do interessante PROFESSOR LAZHAR, Philippe Falardeau, está de volta com outro drama sobre refugiados e volta a conseguir comover-nos. Imagino que ele nos dá uma versão soft do que os jovens refugiados do Sudão viveram, mas é o suficiente para sentir-mos a sua angústia e perceber que devíamos ter vergonha das nossas crises existenciais. Para aqueles jovens é tudo sobre como viver mais umas horas e tentar chegar ao dia seguinte.

O filme comove, mas não cai na lamechice. É tudo muito real e não nos sentimos manipulados. Depois Falardeau sabe quando introduzir o humor e fá-lo de forma simples e eficaz, conseguindo um trabalho equilibrado e sensível.


Desenganem-se aqueles que pensam que vão ver um drama com Reese Witherspoon; ela faz parte do elenco e vai muito bem, mas é uma personagem secundária. Os principais são o trio de refugiados que ela ajuda, interpretados convincentemente por Arnold Oceng, Ger Duany e Emmanuel Jal. O filme é sobre a sua luta pela sobrevivência e faz-nos pensar que na realidade, com as suas estúpidas guerras, o Homem é mesmo uma raça desprezível. Classificação: 7 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário