Etiquetas

sábado, 20 de setembro de 2014

NUM OUTRO TOM (Begin Again) de John Carney

Dan é um produtor musical em maré de azar, tanto profissional como pessoalmente. Gretta é uma jovem compositora/cantora traída pelo namorado e que se sente perdida no meio de Nova Iorque. Por acaso, Dan ouve-a cantar num bar e consegue convencê-la a gravar um disco com ele.

Há momentos assim, em que tudo parece alinhar-se em perfeita harmonia para nos proporcionar um filme inesquecível. Não vi o famoso ONCE de John Carney, mas depois de ver esta pequena pérola fiquei com vontade de ver toda a sua obra. Aqui, Carney dá-nos uma história simples, muito bem escrita, com excelentes personagens e filma tudo com um carinho muito especial. Ele consegue transformar algumas sequências em momentos de pura magia, como por exemplo a partilha das “playlist”, a gravação de uma canção num beco, um pequeno apontamento musical em casa de um músico riquíssimo ou a memorável cena em que Dan ouve pela primeira vez Gretta a cantar.

Muita gente poderá achar que este filme não se enquadra no género musical (o meu preferido), mas na realidade acho que é um dos melhores musicais dos últimos anos. Tem estrutura de musical e mais de um terço do filme vive da música. É verdade que ninguém anda a cantar e a dançar na rua (algo que eu adoro ver), mas os personagens vivem da música e as letras das canções de Gretta revelam muito sobre ela (infelizmente, esqueceram-se de legendar as canções, um erro grave num filme destes).

Quanto às canções, é verdade que não são do tipo de música que eu geralmente gosto (sou muito conservador e pouco aberto a ritmos modernos), muito antes pelo contrário. No entanto deixei-me conquistar pela excelente banda sonora deste filme e adorava que algumas das canções conseguissem ser nomeadas para os próximos Oscars, principalmente a lindíssima “Lost Stars”.

Mesmo com ar de vagabundo alcoólico, Mark Ruffalo (Dan) consegue a nossa empatia e dá-nos aqui umas das suas melhores e mais bem conseguidas interpretações. A seu lado, Keira Knightley (Gretta) também está no seu melhor; ela canta e encanta numa interpretação rica em emoções. Juntos são irresistíveis! Mas o restante elenco também é muito bom, com destaque para Adam Levine como o namorado de Gretta, Hailee Steinfeld como a filha de Dan e James Corden como o amigo de Gretta.

É um filme em pleno estado de graça e um dos melhores que, até agora, estrearam este ano em Portugal. Deixem-se levar pela magia e boa disposição, não se vão arrepender. A não perder por razão nenhuma! Classificação: 9 (de 1 a 10) 

PS.: Para verem as imagens com melhor resolução é só clicarem nas mesmas.




Sem comentários:

Enviar um comentário