Etiquetas

sábado, 28 de dezembro de 2013

O PASSADO (Le Passe) de Asghar Farhadi

Ahmad regressa a Paris a fim de assinar o seu divórcio de Marie e esta convida-o a ficar em sua casa durante a estadia, a fim de conviver com as suas duas filhas (fruto de um anterior casamento dela). Uma vez aí, ele fica a saber que ela vive com um homem casado, Samir, e o pequeno filho deste, Foaud. Entretanto a filha mais velha, Lucie, parece odiar Samir, cuja mulher se tentou suicidar e se encontra em coma num hospital.

Na vi o anterior filme do realizador Asghar Farhadi, UMA SEPARAÇÃO, pelo que não posso fazer comparações entre os dois. O presente filme fez-me lembrar uma telenovela, mas mais séria do que é costume. A história só ganha interesse a partir do meio filme e sofre de alguma falta de emoção. É tudo demasiado sério; é como se os personagens não merecessem nem um cheirinho de felicidade e o humor não faz parte das suas vidas. Talvez por isto tudo não me consegui envolver emocionalmente com os personagens e achei o filme longo e desinteressante. Todos os personagens têm dificuldade em lidar com os outros e parecem estar sempre entalados entre duas escolhas; por exemplo, se eu fosse a Marie não pensava duas vezes e escolhia o charmoso Ahmad, se bem que o Samir também não é de se deitar fora.


O melhor do filme é a relação que se cria entre Ahmad e Foaud; na realidade Ahmad é o único personagem que parece conseguir criar laços com as pessoas com quem se cruza. Neste papel, Ali Mosaffa é convincente e ganha a nossa simpatia. O pequeno Elyes Aguis é um achado como o eterno amuado Foaud. Como Lucie, a bonita Pauline Burlet é o puro retrato de uma adolescente deprimida. Nos papéis de Marie e Samir, Bérénice Bejo e Tahar Rahim vão bem, mas não partilham qualquer tipo de química entre eles, o que retira força às suas personagens. Classificação: 5 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário