Etiquetas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

COMO UM TROVÃO (The Place Beyond the Pines) de Derek Cianfrance


Luke trabalha numa feira como um especialista em acrobacias de moto. Quando descobre que tem um filho de 1 ano, Jason, de uma antiga amante, decide que lhes quer dar uma vida melhor e começa a assaltar bancos. Avery é o jovem policia responsável pela sua “captura”, ficando ferido durante a perseguição e tornando-se uma espécie de herói. Entretanto apercebe-se que a corrupção é uma realidade na sua unidade e, servindo-se disso, consegue subir na carreira. 15 anos mais tarde, os caminhos de Jason e do filho de Avery cruzam-se, com resultados dramáticos.

Depois do intimista drama romântico BLUE VALENTINE, também com Ryan Gosling, o realizador Derek Cianfrance volta ao interior da América para nos contar mais uma história dramática. O filme divide-se em três partes, ligadas de forma inteligente, fluida e nada forçada. Cianfrance consegue dar ao filme a qualidade do cinema clássico de Hollywood, mas sem ceder aos seus moralismos. Para variar o argumento, por sinal muito bem construído, não nos fala de histórias de amor, mas sim de personagens reais capazes de tudo para conseguirem o que querem. Não me perguntem porquê, mas veio-me à memória o filme GIANT e os dramas de Douglas Sirk.

No elenco encontramos dois dos novos meninos bonitos de Hollywood, Ryan Gosling como Luke e Bradley Cooper como Avery. O primeiro continua a cultivar o seu ar “cool” de rebelde estiloso, capaz de amar e de matar, uma espécie de um jovem Marlon Brando; espero que em breve Gosling mude de registo, pois esta sua imagem bonita e sexy pode tornar-se cansativa. Cooper, um actor mais versátil que Gosling, veste convincentemente a pele de um policia calculista e ambicioso, mostrando que é tão bom em papéis de sacana como em papéis simpáticos. Como os filhos, Dane DeHaan como Jason e Emory Cohen como AJ, também vão bem, o primeiro como um jovem que se sente perdido, o segundo como uma espécie de “bully” trocista, cínico e irritante. Uma última palavra para um excelente Ben Mendelsohn como o patrão/amigo de Luke.

Apesar de ser um pouco longo é um bom filme que espero não passe despercebido do público. Classificação: 7 (de 1 a 10)





1 comentário:

  1. ola
    sabe-me dizer que filmes estrearam em portugal ?
    por exemplo: http://www.imdb.com/title/tt0063522/ diz que não estreou em portugal .. mas o senhor diz que estreou .. tem uma lista dos filmes antigos que estrearam em Portugal? Gostaria de saber.. parece que o IMDB não é assim tão certo como parece , obrigado.

    Meu email: acmplda@gmail.com

    ResponderEliminar