Etiquetas

domingo, 17 de março de 2013

A CAÇA (Jagten) de Thomas Vinterberg


Um professor divorciado é acusado injustamente por uma miúda de cerca de 5 anos de lhe ter mostrado a pilinha. Esta mentira toma proporções gigantescas, destruindo a vida do professor e mudando para sempre a sua relação com os que o rodeiam.

Mais do que um filme sobre pedofilia, temos aqui um filme sobre a ilusória inocência das crianças. Toda a história gira em torno da mentira de uma pequena criança, em quem todos acreditam, pois supostamente as crianças não mentem. Nesse aspecto o filme é sem dúvida polémico e coloca-nos uma questão, no lugar da directora da escola teríamos tomado a sua posição? O realizador Thomas Vinterberg consegue manipular-nos, criando dentro de nós um sentimento de revolta contra todos os que condenam o professor e no final faz-nos sentir frustrados, pois gostaríamos que o professor tivesse uma atitude mais agressiva contra os que o acusam. Sem querer revelar muito, achei o final angustiante.

No papel do professor, Mads Mikkelsen dá-nos uma interpretação sóbria e contida, que lhe valeu o ano passado o prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes.  Como a “inocente” criança, Annika Wedderkopp parece um pequeno anjo incapaz de mentir, mas ao mesmo tempo tem um lado “torcido” que lhe assenta que nem uma luva. O restante elenco é muito convincente nos seus papeis, ao ponto de termos vontade de dar cabo deles. Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário