Etiquetas

domingo, 30 de dezembro de 2012

TAMBÉM A CHUVA (Tambien la Lluvia) de Iciar Bollaín


Um jovem realizador que quer fazer um novo filme sobre Cristóvão Colombo e o que sucedeu aos índios americanos às mãos dos invasores espanhóis, vai com a sua equipa filmar para a Bolívia, onde contratam uma série de nativos para participar no filme. Um desses nativos é também o líder na luta contra os magnatas que controlam o fornecimento da água na cidade e os dois mundos acabam por colidir.

A ideia é interessante, mas o mesmo não posso dizer da sua execução. A realizadora Iciar Bollaín tenta criar uma óbvia analogia entre as duas situações, mas falta dramatismo a ambas. Os personagens, com rara excepção, são desinteressantes e não conseguem cativar-nos o suficiente para nos sentirmos emocionalmente envolvidos com as histórias. O filme também sofre de uma mal que poucos realizadores conseguem fazer bem, a lamechice. Aqui é forçada e ineficaz.

Como o jovem realizador, Gael Garcia Bernal, apesar do seu profundo olhar, não está no seu melhor, mas a verdade é que ao seu personagem também não foi dado muito que fazer. Luís Tosar, como o produtor em acção, vai bem e teve a sorte de lhe ter sido dado o melhor personagem do filme. Como o líder nos nativos, Juan Carlos Aduviri não é nada convincente.

Ia à espera de melhor e achei o filme longo e aborrecido. Classificação: 3 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário