Etiquetas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DELIVERANCE – FIM-DE-SEMANA ALUCINANTE de John Boorman


Acredito que, em 1978, este filme não fosse muito apropriado para um adolescente de 14 anos, mas era essa a idade que eu tinha quando convenci os meus pais a levarem-me a vê-lo. Pela frase do cartaz pensei que se tratasse de um filme de terror, mas não era bem isso.

Um grupo de amigos decidem ir descer um rio de canoa, algures no meio da floresta. Um encontro com uns “nativos” mal intencionados toma proporções dramáticas e eles vêem-se obrigados a lutar pelas suas vidas. Este não foi o primeiro “survival movie” da história do cinema, mas é sem dúvida o mais famoso.

Lembro-me que achei que a acção nunca mais começava e pensei que ia levar uma grande seca, pois o filme parecia arrastar-se sem grande interesse. Mas quando os amigos são encurralados pelos “nativos”, que violam um deles e preparam-se para obrigar outro a fazer-lhes sexo oral, o filme arranca de forma brutal e violenta. Até então eu nunca tinha visto cenas daquelas (ainda não havia internet) e na altura fiquei um bocado impressionado, mas também excitado por estar a ver algo que os meus pais nunca me iriam deixar ver se soubessem que havia cenas destas no filme.

Acho que ainda hoje o filme consegue prender o espectador e causar um certo mau estar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário