Etiquetas

domingo, 22 de abril de 2012

TERRAFERMA de Emanuele Crialese


Numa pequena ilha italiana, uma família de pescadores tenta sobreviver da pesca e do turismo. Um dia cruzam-se no mar com uma pequena embarcação sobrelotada de refugiados africanos e alguns destes nadam até ao seu barco. Um dos refugiados é uma mulher grávida e o seu filho, a quem os pescadores, indo contra a lei, decidem dar guarida por uns dias.

O mar, com a sua grande imensidão, assombra a vida de todos os personagens deste drama italiano. Todos vivem em função dele e do que este lhes pode trazer. É verdade que a história custa a arrancar, mas quando o faz depressa nos sentimos envolvidos na realidade daquelas vidas e é impossível ficarmos indiferentes aos acontecimentos a que assistimos. O talentoso elenco, onde se destaca Donatella Finocchiaro como a mãe do protagonista, de caras pouco conhecidas dá veracidade à história.

Na sequência mais forte do filme, um grupo de refugiados tenta subir para um pequeno barco, qual zombies à procura de comida, cujo dono é forçado a agredi-los a fim de sobreviver. Noutra cena, a humanidade dos turistas da ilha é posta à prova de forma dramática. A realidade é triste, mas mesmo no meio desta tristeza o realizador Emanuele Crialese consegue criar alguns momentos de rara beleza (a mãe sentada à porta da garagem à apanhar um pouco de sol) e não descura o humor.

No final, sentimo-nos impotentes perante a crua realidade da vida de todos aqueles refugiados e sentimos que, em vez de passarmos o tempo descontentes com as nossas vidas, devíamos dar graças a Deus de não termos nascido do lado errado da vida. Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário