Etiquetas

segunda-feira, 7 de março de 2016

MUITO AMADAS (Much Loved) by Nabil Ayouch

A História: O dia a dia de um pequeno grupo de prostitutas que ganham a vida nas festas e hotéis de Marraquexe e tentam sobreviver numa sociedade que as condena, mas que também as explora.

Os Actores: De acordo com o IMDB, parece que nenhuma das quatro actrizes principais tem qualquer tipo de experiência no cinema, mas ninguém o diria. Qualquer uma delas vive a sua personagem com emoção, humor e uma grande vontade de viver. No papel de Noha, a mais velha e experiente do grupo, Loubna Abidar tem uma presença forte e qualidades para se tornar uma estrela de cinema.

O Filme: De Marrocos, chega-nos este drama corajoso que nos mostra a realidade da mais velha profissão do mundo num país onde a hipocrisia é parte integrante da sociedade (será muito diferente por cá?). As prostitutas são vistas como um mal necessário, escorraçadas pelas famílias que ajudam a viver e obrigadas a sujeitarem-se a todo o tipo de degradação imaginado pelos seus clientes ricos, na maioria de origem estrangeira. Mas mais do que isso, o filme é sobre o laço que estas mulheres criam entre si e a forma carinhosa com que constroem uma nova família. O realizador Nabil Ayouch evita habilmente moralizar o seu filme, bem como a lamechice a que a história se prestava e consegue também chocar mas de não de forma gratuita. Pessoalmente, achei-o um pouco longo (as cenas das festas e das discotecas podiam ser mais curtas), mas nunca se torna aborrecido e é um retrato humano de um tipo de vida que a maioria de nós desconhece.

Classificação: 6 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário