Etiquetas

segunda-feira, 4 de março de 2013

E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS? (Et si on vivait tous ensemble?) de Stéphane Robelin


Cinco amigos de longa data, todos na terceira idade, decidem ir viver juntos e assim evitar o inevitável internamento num lar para idosos, bem como a solidão. A eles junta-se um jovem etnologista que anda a escrever uma tese sobre o envelhecimento da população.


Em traços muitos largos é esta a história desta comédia dramática que, de forma sensível e com muito humor, nos dá um retrato sincero das realidades que todos nós vamos enfrentar quanto chegarmos a uma idade avançada. Sem pieguices, nem falsos moralismos, a realizadora Stéphane Robelin consegue-nos comover e fazer-nos pensar como é que vai ser a nossa vida daqui a alguns anos. A verdade é que o filme é um pouco deprimente, mas o que marca a diferença é a amizade que une todas aquelas personagens. Talvez seja mais fácil viver em comunidade do que na solidão.

O elenco de veteranos dá uma veracidade invejável aos personagens, sendo muito fácil sentirmos empatia com os mesmos. Entre estes destaca-se Jane Fonda e Claude Rich, ambos capazes de transmitir toda uma gama de emoções com um simples olhar. O jovem Daniel Brühl também vai bem, mas é ofuscado pelo talento dos mais velhos.

Um filme diferente sobre uma realidade na qual, na maioria das vezes, não queremos pensar muito. Classificação: 6 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário