Etiquetas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS de Milos Forman


Eu sei que isto não era uma comédia, mas a verdade é que me ri imenso a ver este excelente drama. Quem é que podia resistir ao humor do grande Jack Nicholson? Aqui, ele fazia de um homem que é internado num manicómio a fim de cumprir uma pena por um crime que cometeu. Depressa percebe que a enfermeira chefe é uma cabra que faz a vida negra aos pacientes e decide fazer-lhe frente.

O filme estreou por cá em 1976, mas só o vi em 1979, numa reposição no mesmo cinema da sua estreia. Simplesmente adorei o filme e fiquei para sempre fã do Jack Nicholson e a “odiar” a Louise Fletcher (a enfermeira). O realizador Milos Forman tem aqui um dos seus melhores trabalhos, com algumas sequências inesquecíveis (ex: o jogo de futebol) e um final fantástico.

No ano da sua estreia o filme ganhou os cinco principais Óscares (Filme, Realizador, Actor, Actriz, Argumento), facto que até essa data só tinha sido conseguido por um outro filme, IT HAPPENED ONE NIGHT, e, se a memória não me falha, proeza só repetida uma vez desde então com THE SILENCE OF THE LAMBS.

Sem comentários:

Enviar um comentário