Etiquetas

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

DETROIT de Kathryn Bigelow

A História: 1967, durante os motins entre negros e brancos na cidade de Detroit. Uns tiros de brincadeira, levam um grupo de polícias brancos a fazerem uma rusga num hotel, onde detêm um grupo de negros, deixando vir ao de cima o seu racismo de forma violenta.

Os Actores: Will Poulter, com o seu ar de sacana louco, é perfeito no papel do polícia Krauss, o principal responsável pelo que acontece no hotel. No papel do cantor sonhador, Algee Smith tem o que é preciso para ser uma nova estrela de cinema e John Boyega (o Finn da nova saga do STAR WARS) é convincente como o segurança que, sem querer, se vê envolvido numa situação que foge ao seu controle. Mas todo o elenco é muito bom e é dirigido magistralmente pela mão segura de Bigelow.

O Filme: Baseado em facto reais, alguns dramatizados para efeitos de continuidade da história, este é um daqueles filmes que devia ser visto por toda a gente. A realizadora Kathryn Bigelow dá-nos um filme forte, tenso e revoltante, que é bem capaz de ser o melhor filme da sua carreira (pelo menos para mim). Excelente a criar o ambiente de guerra urbana de Detroit, ela vai construindo o seu drama sem pressa, levando-o até ao ambiente claustrofóbico do hotel onde as coisas saem fora de controle e terminando num chocante julgamento só possível nos Estados Unidos. O mais inquietante do filme, é o facto de sabermos que anos depois, o racismo que levou aos acontecimentos aqui narrados, continua não só a existir, como parece haver um retrocesso para pior. É óbvio que o coração de Bigelow está com os personagens negros, mas facilmente estamos do lado deles e contra tudo o que seja a violação de direitos humanos. Este é um dos grandes filmes do ano e não me surpreenderia de o ver na corrida aos Óscares. A não perder!

Classificação: 8 (de 1 a 10)












Sem comentários:

Enviar um comentário