domingo, 22 de dezembro de 2013

PRÉMIOS TOMÉ PARA O TEATRO RÁPIDO 2013

Mais um ano que chega ao fim e, como tal, é altura de começar com as minhas listas dos melhores, bem como com os meus “prémios” TOMÉ. Tal como disse o ano passado, antes de começarem a ler a minhas escolhas, tenham em atenção que não passo de um simples espectador, sem qualquer tipo de formação em teatro e que vê as peças mais pelo lado emocional do que pelo lado intelectual.

Durante 2013 estrearam-se no Teatro Rápido 48 micro-peças, isto sem contar com as infantis. Tive a possibilidade de ver as 48 e o balanço, mesmo com uns meses fracos pelo meio, foi francamente positivo. Claro que não gostei de tudo e até vi algumas coisas que considero más, mas estou aqui para enaltecer o que foi bom e não para recordar o que foi mau.

Só mais uma coisa. É verdade que conheço pessoalmente algumas das pessoas que trabalharam nessas peças e por isso podem achar que não sou capaz de ser imparcial. Podem acreditar no que quiserem, mas não costumo deixar que essas coisas interfiram nas minhas escolhas, mesmo que isso me custe muito.

Para começar, por ordem alfabética, aqui fica a lista das 10 melhores peças que vi em 2013 no Teatro Rápido. 

TOP 10 - TR 2013

A Camisa, o Vestido e a Janela
C10H14N2
É Esta a Aliança que Quero!
Exorcismo, uma História de Amor
Folhas e Não Credos
Gisberta
Jantar de Família
Lola la'Spanhola
Não Há Culpa
Professor Roberto

E agora é a altura de revelar os PRÉMIOS TOMÉ, a minha imitação dos Óscares e que só existem na minha imaginação:


LISTA DE PRÉMIOS:

Melhor Drama: GISBERTA
Melhor Comédia: NÃO HÁ CULPA
Melhor Actor em Drama: RODRIGO SARAIVA em C10H14N2
Melhor Actriz em Drama: RITA RIBEIRO em Gisberta
Melhor Actor em Comédia: ALBERTO SOGORB em Lola la'Spanhola
Melhor Actriz em Comédia: NÁDIA SANTOS em Jantar de Família
Melhor Encenação - Drama: SANDRA JOSÉ por C10H14N2
Melhor Encenação - Comédia: JOSÉ CARLOS GARCIA por Jantar de Família
Melhor Texto de Drama: SANDRA JOSÉ por C10H14N2
Melhor Texto de Comédia: JOÃO ASCENSO por Não Há Culpa
Texto Mais Original: MIGUEL PONTE & RICARDO TAVARES por Folhas e Não Credos
Melhor Dupla em Drama: RICARDO FIGUEIRA & LUÍS AGUIAR em Câmara de Gás
Melhor Dupla em Comédia: RICARDO LÉRIAS & ANAÍSA RAQUEL em Não Há Culpa
Dupla com Mais Química: MIGUEL SIMÕES & SUZANA BRANCO em É Esta a Aliança que Quero!
Melhor Monólogo - Drama: GISBERTA
Melhor Monólogo - Comédia: A CAMISA, O VESTIDO E A JANELA
Melhor Comédia Negra: EXORCISMO, UMA HISTÓRIA DE AMOR
Peça Mais Incómoda: DEBAIXO DE ÁGUA
Melhor Cenário: ÂNGELA DOS SANTOS ROCHA por Monólogo Sem Título
Melhor Cartaz: LUÍS COVAS por Não Há Culpa



Para o ano espero que haja mais e, até lá, parabéns aos vencedores deste ano. Acreditem que gostei mesmo muito do vosso trabalho e que me proporcionaram muitos bons momentos; obrigado a todos!

Fotos © Mário Pires - www.ruadebaixo.com

1 comentário: