Etiquetas

domingo, 26 de maio de 2013

O FUNDAMENTALISTA RELUTANTE (The Reluctant Fundamentalist) de Mira Nair


Changez é um jovem paquistanês ambicioso que vai estudar para os Estados Unidos e que consegue realizar o seu sonho de riqueza ao conseguir ser contratado por uma importante empresa de consultaria financeira de Wall Street. Entretanto conhece uma artista e apaixonam-se. Quando se dá o ataque às Torres Gémeas em 2001, começa a ser visto com outros olhos nos Estados Unidos e acaba por voltar para o seu país. Aí, torna-se suspeito no rapto de um professor ocidental.

O fantasma do 11 de Setembro de 2001 continua a assombrar o cinema, desta vez visto pelo lado de um paquistanês a viver nos Estados Unidos. Assim, a realizadora Mira Nair dá-nos uma visão realista e humana das consequências desse acto, ao mesmo tempo que nos leva na viagem de descoberta de um jovem que tem que escolher entre as suas raízes e o sonho americano. Tal como Changez, Nair não toma partidos e isso favorece o filme.

Numa cena, Changez diz algo sobre o ataque às torres que poderá chocar muita gente. Para ele, mais marcante que a tragédia foi a audácia do plano. Sem dúvida, uma verdade que custa a engolir. O lado paranóico e xenófobo dos americanos não podia ser mais autêntico e, quem já tenha ido aos Estados Unidos, sabe que eles são mesmo assim.

Como Changez, o carismático Riz Ahmed é uma revelação, conquistando-nos com o seu olhar penetrante e dando autenticidade ao seu personagem. A seu lado, Kate Hudson é a mimada e inconsequente Erica, Liev Schreiber um paranóico repórter e Kiefer Sutherland um insensível patrão.

Não diria que é um grande filme, mas é sem dúvida um interessante olhar sobre um problema do mundo actual, feito com coragem e sem pretensões moralistas. Classificação: 7 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário